skip to Main Content
Turismo E Aventuras Em Capitólio-MG

Turismo e Aventuras em Capitólio-MG

Autor: Reginaldo Santos

Com ar de aventura e cenas paradisíacas, Capitólio-MG vem sendo a sensação do momento e um dos destinos mais desejados pelos amantes do ecoturismo

Quem vive em Minas Gerais sabe que para se banhar no mar é preciso rodar muitos quilômetros. Mas, de alguns anos para cá, os mineiros deram um “jeitinho” e criaram um mar de água doce de dar inveja a muita praia: estamos falando do Lago de Furnas, localizado em Capitólio-MG. E “é logo ali”, como dizem os mineiros. Portanto, siga em frente, que ainda tem chão para chegar.

Além de Capitólio, várias cidades são beneficiadas pelo represamento da água no Reservatório de Furnas. As mais conhecidas são Figueira, Guapé, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra, Vargem Bonita, entre outras. Além disso, boa parte dos pontos turísticos possui fácil acesso pela MG-050; quase todos próximos à cidade de Capitólio.

O caminho

A estrada que leva a Capitólio, além de possuir uma paisagem deslumbrante, conta com vários pontos turísticos em sua margem — alguns em áreas particulares e pagos, e outros totalmente gratuitos.

Em sua maioria, o caminho é bom e com belas paisagens. Chegando próximo à barragem do Lago de Furnas, por exemplo, é possível ter a primeira vista desse mar de água doce esverdeado e muito cristalino rodeado por enormes paredões que formam belíssimos cânions; algo para turista nenhum botar defeito.

Cânions

Bem à beira da estrada estão os Cânions de Furnas, uma formação rochosa com pontos de aproximadamente 40m de altura. Detalhe: eles ficam a menos de 200m da rodovia.

Esse ponto turístico pode ser desfrutado por duas vias: uma por cima, com acesso gratuito, bem na beira da estrada; e a outra por baixo, por meio de lanchas e outros tipos de embarcações.

O local possui um bar flutuante, que serve diversas porções — mas, as melhores são as de peixes. Lá, eles também comercializam drinks e cervejas.

Em feriados prolongados e nos dias quentes de verão, a parte de baixo ferve nos Cânions. São tantas pessoas nos barcos que fica fácil fazer novas amizades — além de rolar muita paquera. Ahh, e você também pode dar muitos mergulhos, claro!

Cachoeiras

Cachoeiras, quedas d’água e piscinas naturais estão espalhadas pela beira da estrada e são locais propícios para passar o dia inteiro com um belo plano de fundo.

Para quem quer passar o dia na região, a atração conhecida como Paraíso Perdido, é excelente, pois possui muitas piscinas naturais e várias cachoeiras. O local também dispõe de restaurante e um bom suporte ao turista.

A Trilha do Sol, com um emaranhado de trilhas que dá acesso a três cachoeiras distintas — uma delas cujo acesso se dá por dentro da água —, tem um lindo visual; o caminho possui muitas flores e com frequência se avistam tucanos e maritacas exibindo suas belas cores pelos ares.

Na beira da estrada, e de fácil acesso, há também um ponto turístico conhecido como Lagoa Azul, um delicioso restaurante com deck para a represa que é de tirar o fôlego. Já na beira da represa, um lago azul — claro — e uma bela cachoeira para se banhar.

Cachoeiras de Graça

A região também possui belas cachoeiras de acesso fácil; algumas a menos de 100 m da rodovia. A Cachoeira do Filó é magnífica, possui uma bela prainha de areia que permite até tomar sol confortavelmente, já que na região as pedras reinam. Por lá também é possível se banhar, tanto pelo lado de cima, como por baixo (na queda d´água) — cuidado, pois a parte de baixo é profunda.

Também na beira da estrada, de frente para os Cânions, fica a Cachoeira Dicadinha. Com águas cristalinas que formam pequenos aquários naturais, a região possui várias pequenas quedas d’água. O ambiente é muito movimentado, contudo, devido à sua extensão, abriga bem os visitantes.

Passeio de Lancha

Nessa região está concentrado o maior número de lanchas e barcos registrados em lagos no Brasil. Talvez por isso esse seja o passeio mais popular nos arredores.

O embarque na lancha fica ao lado da famosa ponte do Rio Turvo. Nos feriados e nas datas especiais o movimento é tanto que chega a ter trânsito das embarcações – e elas são de todos os tamanhos, de jet ski e chalanas. Por isso, é sempre bom os turistas reservarem seus passeios antecipadamente – nesse quesito, vale a pena uma atenção especial ao fato de que a região possui muitos barcos operando de forma ilegal.

Geralmente, os passeios de barco duram 2h30. O valor médio é de R$ 80,00 por pessoa junto às agências de turismo regularizadas. O passeio de lancha contempla a visita em aproximadamente 4 pontos turísticos: Cânions; Cascatinha, Vale dos Tucanos, Lagoa Azul e, para finalizar, uma paradinha em um bar flutuante com cerveja regional.

Passeios em 4×4

Se você gosta de passeio em carros 4×4, o local ideal para você visitar é a Lagoa da Pedreira. O lugar tem uma vista incrível e um lago verde esmeralda que só estando lá para saber definir direitinho a cor — e olha, esse passeio compensa, viu!

Se quiser viver essa experiência por lá, a Wheelstels tem um parceiro que se encarregará de levá-lo e trazê-lo desse lugar lindo e cinematográfico. O passeio custa em média R$ 90,00 por pessoa, dependendo do tempo e tipo de serviço contratado.

Turismo em Balão

Percebeu que falamos de turismo na água e turismo por terra, mas ficou faltando alguma atividade turística no ar? Pois bem: em Capitólio também é possível contemplar a paisagem pelo ar em um inesquecível passeio de balão. Além da aventura e da adrenalina envolvidos, você poderá comprovar a beleza de tirar o fôlego.
Para conhecer tudo que essa região tem a oferecer são necessários alguns dias. Indicamos no mínimo 4 dias para ter uma boa experiência e realmente conhecer ao menos os principais pontos turísticos.

Para que possa aproveitar melhor a viagem, o ideal é sempre contar com o acompanhamento de uma Agência Receptiva no destino.

Que tal agendar a sua visita? Fale com a gente! A Wheelstels já oferece pacotes fechados para Capitólio a bordo de hospedarias móveis. Veja aqui nossas ofertas.

 

Fique por dentro e curta nossas Redes Sociais.

               

 

 

 

 

              

 

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top