skip to Main Content
Turismo De Experiência: 7 Vantagens De Conhecer O Mundo Em Um Motorhome

Turismo de experiência: 7 vantagens de conhecer o mundo em um motorhome

Autor: Mídia.Crawl

Saiba agora quais são as vantagens que só quem realiza uma viagem de motorhome vai experienciar na prática, e considere você também esta opção

É muito difícil encontrar alguém que não goste de viajar, certo? Seja simplesmente pelo desejo de conhecer locais diferentes, fugir da rotina ou ter contato com outras culturas, o que não faltam são razões para botar a mochila nas costas e sair pelo mundo. Nesse sentido, uma das práticas de exploração que tem chamado cada vez mais a atenção é o turismo de experiência.

O turismo de experiência envolve muito mais que conhecer determinado local, mas fazer parte da comunidade onde se está. Ele se tornou popular especialmente porque as experiências vividas acabam sendo transformadoras para ambos os lados. Afinal, esse viajante não apenas consome, mas também ajuda a construir: se por um lado ele se torna uma pessoa mais rica culturalmente e aprende mais sobre o local na prática, por outro, para haver a imersão pretendida, o praticante “bota” a mão na massa e contribui com a sustentabilidade do local escolhido.

Como você deve imaginar, para experienciar de perto tais vivências, esse turismo costuma durar períodos longos e, durante a estadia, quanto mais o viajante puder aproximar-se da rotina do dia a dia local, melhor, pois somente assim ele poderá se sentir parte daquele. Por esse motivo, veículos recreativos como os motorhomes e as kombis customizadas se tornaram o cenário perfeito para completar essa experiência.

Experiências únicas

Dentre as  grandes recompensas do turismo de experiência estão: enxergar o mundo de maneira diferente; adquirir mais empatia; enriquecer o repertório cultural; adquirir novas habilidades; conhecer a fauna e a flora do ambiente onde está e partilhar dos hábitos locais.

Seja com um VR próprio ou alugado, a possibilidade de levar a casa “nas costas” traz muitas facilidades e possibilidades. Assim, essas e algumas outras vivências podem começar já na partida da sua casa. Confira 7 aprendizados que uma viagem de experiência aliada ao motorhome poderá lhe proporcionar:

IMAGEM: Freepik

1. Liberdade para mudar o roteiro quando desejar

Se é você quem está no comando, é também quem decide para e por onde vai. É claro, ter sempre em mãos mapas e guias GPS é fundamental, além de conseguir todas as informações prévias possíveis sobre o local onde pretende ir. Escolher um local de surpresa é algo aventureiro, mas nunca deixe de estar preparado.

 

 

IMAGEM: Unsplash

2. Aprender a respeitar os próprios limites

Se você for o condutor, essa é uma ótima oportunidade para conhecer seus limites — e respeitá-los —, além de praticar o senso de equipe. Quanto tempo consegue dirigir sem prejudicar seu bem estar? Quanto tempo de pausa é necessário para que você se recupere? Você tem companheiros com quem pode compartilhar essa missão? Lembre-se que sua vida e a de todos que viajam com você dependem disso. Nada de dirigir cansado querendo “chegar mais rápido”. A pressa é inimiga da perfeição, e você quer que essa seja perfeita, certo?

IMAGEM: Unsplash

3. Curtir  o caminho

Já parou para pensar quanta coisa na vida você já perdeu por estar preocupado demais com a chegada, sem curtir todo o caminho que te levou até lá? Se você optar por uma viagem terrestre de longa distância, essa experiência certamente te ajudará a apreciar mais o presente. Aproveite as paisagens. Sinta o ar fresco que brota das paisagens arborizadas. Perceba como o clima é diferente entre a cidade e o campo, e entre as regiões litorâneas. E sempre que quiser, faça aquela merecida pausa para tirar algumas belas fotos e tornar o seu presente também um motivo de agradecimento.

IMAGEM: Unsplash

4. Organização

Um motorhome geralmente não terá à sua disposição o mesmo espaço de sua casa;  convivendo com outras pessoas, ele ficará ainda mais reduzido. Assim, essa experiência certamente lhe ajudará a trabalhar o senso de organização e respeito ao próximo.

IMAGEM: Unsplash

5. Valorizar as coisas pequenas da vida

Após um certo tempo “na estrada”, longe da maioria das comodidades que sua rotina lhe dá, você passará a enxergar tudo de maneira diferente. Aquele banho quente parecerá mais prazeroso, sua cama será mais aconchegante do que nunca. Você vai pensar duas vezes antes de reclamar das regalias que tem ao seu dispor.

IMAGEM: Unsplash

6.  Noções básicas de mecânica

Bom, imprevistos podem acontecer. E nada melhor do que botar a mão na massa para dar jeito em boa parte deles. Assim, é muito bom ter noções básicas de mecânica — e se não tiver, vai ter que aprender na marra. Trocar um pneu, uma vela, verificar e trocar óleo… Todo conhecimento a mais é ótimo, certo?

IMAGEM: Freepik

7. Convivência

Viajar com outras pessoas é compartilhar o mesmo espaço por dias, meses, talvez ano. Saiba que a convivência é um grande desafio que, quando superado, resulta em grande aprendizado, especialmente para quem não está acostumado. Você vai aprender melhor a trabalhar em grupo, suas noções de respeito ao espaço alheio serão maiores. Enfim, desde o início dessa viagem você vai perceber que não está sozinho — não somente no motorhome, mas no mundo!

 

Motivos não faltam para embarcar numa aventura como essa, não é? Então, arrume as malas e dê adeus a sua vida antiga. Com certeza você voltará uma nova pessoa!

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top