skip to Main Content
Turismo Ambiental:  O Casamento Perfeito Entre Natureza E Entretenimento

Turismo ambiental: o casamento perfeito entre natureza e entretenimento

Autor: Mídia.Crawl

Você adora a natureza e também não dispensa uma boa viagem? Então venha conhecer um pouco mais sobre o turismo ambiental; sua próxima parada!

Seja no fim do ano, ou em qualquer outra época, sempre há aquele momento em que desejamos fugir da rotina das grandes cidades. Pois saiba que o turismo ambiental tem crescido bastante e, com isso, a procura por essa modalidade.

O turismo ambiental, conhecido também como ecoturismo, surgiu da crescente busca das pessoas por um contato maior com a natureza. Ele é definido da seguinte maneira pelo Ministério do Turismo: “Segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.”

Se você está pensando em embarcar neste mundo, preparamos um pequeno guia com orientações muito importantes. Continue lendo esse artigo… Mas, antes, entenda o que é o campismo/caravanismo, parceiros tão queridos do turismo ambiental, proporcionando uma imersão por completo nesse mundo!

Campismo e Caravanismo: o que são?

O Campismo é basicamente a prática de se utilizar de acampamentos – barracas, tendas ou em quaisquer outras acomodações preparadas pelo campista – na natureza. Essencialmente, estamos falando de acomodações temporárias onde toda infraestrutura é transportada pelos praticantes.

Dessa forma, o caravanismo é uma modalidade do campismo. Mais sofisticada do que as práticas tradicionais de campismo, o caravanismo tem adquirido cada vez mais praticantes, que se utilizam de um meio motorizado para realizar o acampamento. Os veículos utilizados para essa modalidade são chamados de RV’s, ou em português “Veículos de Recreação”. Dentre os RV’s, existem 3 tipos diferentes: trailer, motorhome e camper.

Turismo ambiental: paixão pela natureza

De volta ao turismo ambiental… Bateu aquela vontade de se jogar na natureza e aproveitar essa modalidade? Saiba que não basta colocar uma mochila nas costas e sair por aí. É claro que você pode fazer isso, mas para que a viagem não seja uma furada  e você possa curtir ao máximo a natureza, tome alguns cuidados necessários.

Separamos abaixo algumas dicas e sugestões fundamentais. Se liga só!

  • Procure conhecer previamente a região para onde pretende ir. Consulte moradores, guias, canais oficiais sobre a localidade. Informação nunca é demais;

  • Conheça as condições climáticas e a previsão do tempo;

  • Recolha todo o lixo que produzir;

  • Respeite a flora e a fauna locais. Nada de recolher animais ou plantas silvestres;

  • Seja gentil e respeitoso com outros campistas e especialmente com os habitantes locais;

  • Tenha um kit de primeiros socorros consigo;

  • Proteja-se do sol com protetor solar, chapéus, óculos escuros e tudo mais.

Extra

Se a proposta é explorar no melhor estilo caravanista, fica aqui uma dica extra: procure um motorhome de qualidade para que sua viagem seja confortável e prazerosa.

Aliás, se você é marinheiro de primeira viagem e não possui um carro próprio, já pode contar com o auxílio da Wheelstels, primeira agência de viagens em motorhome do Brasil. Além de auxiliar na escolha e aluguel do veículo adequado para sua proposta, prestamos toda a assistência necessária, ofertando, inclusive, motoristas especializados. É ou não é uma mão na roda?

Saiba mais sobre os nossos serviços aqui.

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top