skip to Main Content
Turismo Gastronômico: Um Saboroso Tour Pelo Brasil

Turismo Gastronômico: um saboroso tour pelo Brasil

Autor: Mídia.Crawl

Sabia que é possível conhecer o Brasil tendo como base os pratos típicos de cada região? Pois então saiba agora como embarcar nessa deliciosa viagem

São diversos os motivos que podem nos levar a conhecer novos lugares. Desde fatores históricos, culturais e geográficos, até conhecer grandes pontos turísticos ou uma das grandes maravilhas da humanidade. Mas, sabia que muitas pessoas são guiadas pelo paladar?

Realizar uma viagem pode, e deve, incluir paradas para conhecer a culinária local. Mas que tal pensar o roteiro todo com base nessas pausas para degustação? Foi assim que surgiu o turismo gastronômico, opção que cada vez mais tem caído no gosto dos brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pela plataforma de viagens Booking.com, cerca de 40% dos brasileiros pretendiam fazer uma viagem com base em um roteiro gastronômico ainda nesse ano de 2018.

Achou interessante? Pois saiba que você não precisa sequer sair do país para realizar uma viagem dessas. Neste artigo, separamos sugestões de regiões e cidades no Brasil reconhecidas pelo paladar.

Norte

Tacará do Pará. IMAGEM: Ultra Box Atacado

As influências indígenas são fortíssimas na gastronomia da região Norte. Além disso, a riqueza amazônica também contribuiu para a construção da identidade culinária nortista. Dessa forma, ingredientes como guaraná, urucum, goma e castanha do Pará se espalharam pelo país, mas são muito utilizados em receitas locais como tacacá e o vatapá.

Outro ponto forte são os peixes: tucunaré, pato no tucupi, tambaqui e até pratos com piranha. Claro, não podemos deixar de falar de um dos mais conhecidos ingredientes da região, o açaí. Se você quer conhecer o original, tem que ser direto da fonte.

Cidades indicadas: Belém (PA) e Manaus (AM).

Nordeste

Acarajé Baiana. IMAGEM: Guia de Cozinha / Stella Honda

O nordeste deixa evidente a influência africana de sua população também em sua culinária. Aliando sabores herdados do continente mais antigo do mundo às frutas e plantas típicas da região, se tornou uma das mais amplas e conhecidas gastronomias brasileiras.

Já no sertão mais interiorano, a influência africana é menor e as receitas são mais simples.
Em comum, a região se utiliza de ingredientes como leite de coco, azeite de dendê, carne de sol, tapioca e pimenta. Dentre os pratos típicos estão: bobó, moqueca, acarajé, cocada e pé de moleque.

Cidades Indicadas: Salvador (BA) e Recife (PE).

Centro-Oeste

Arroz com Pequi. IMAGEM: Sabores Ajinomoto

Localizada em pleno cerrado, a região Centro-Oeste tem em sua culinária influências provenientes desse tipo de vegetação. Também há resquícios indígenas, bem como o bioma do Pantanal dentro dele. Assim, a culinária é bem vasta e diversificada, mas que conta com ingredientes peculiares como pequi, mandioca, carne caprina, suína e bovina, além de diversos peixes.

Alguns dos pratos mais conhecidos são o arroz com pequi, receitas com peixes como o caldo de piranha e o peixe na telha, galinhada e as carnes de jacaré e javali assadas.

Cidades Indicadas: Goiânia (GO) e Cuiabá (MT).

Sudeste

Sanduíche de Mortadela. IMAGEM: A Tribuna

 

A região mais populosa do país tem sua diversidade gastronômica para oferecer. Se por um lado temos em São Paulo a segunda maior variedade de opções culinárias na América Latina, também há muito o que conhecer nos outros Estados. Seja nos conhecidos festivais gastronômicos, ou nas receitas transmitidas com o passar das gerações.

As principais receitas da região são a moqueca capixaba; os doces, o queijo, o tutu de feijão e a cachaça tradicionalmente mineiros; os frutos do mar, bolinho de bacalhau e mate gelado, tão populares entre os cariocas; além de iguarias paulistanas como o tradicional

lanche de mortadela e o pastel de bacalhau.

Cidades Indicadas: São Paulo (SP), Ouro Preto (MG) e Teresópolis (RJ).

Sul

Costela no chão. IMAGEM: Engeplus

A região Sul do Brasil tem suas raízes culturais fincadas na Europa. Assim, não poderia deixar de ser diferente na questão culinária. Aliando o clima mais ameno à geografia, é a região brasileira que conta com alguns dos melhores vinhos e chocolates artesanais. Há também o consumo característico do chimarrão, bem como dos peixes de águas frias, como a truta. Frutos do mar também são muito consumidos pelos sulistas.

Foram herdadas receitas típicas principalmente das cozinhas alemãs e italianas. Mas uma das receitas mais tipicamente difundidas pelo país tem origem cisplatina: o churrasco.

Cidades Indicadas: Bento Gonçalves (RS) e Florianópolis (SC).

Agora é só preparar as malas e separar aquele espacinho no estômago para desfrutar desse roteiro. Boa viagem — e bom apetite!

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top