skip to Main Content
Pequeno Guia Das Praias Do Litoral Norte De São Paulo

Pequeno Guia das praias do Litoral Norte de São Paulo

Autora: Giulia Fazzini

O Litoral Norte é o lugar certo para todos! Para quem prefere passar o dia na praia, descansar e sair para se divertir a noite até para quem gosta de passeios radicais e mais selvagens. O que não faltam são atrações e coisas para fazer por lá. Conheça nosso pequeno guia com as principais praias de São Sebastião e Ilhabela, e escolha seu próximo destino!

São Sebastião

Guaeca – São Sebastião – Foto: Arquivo Pessoal

Localizada no Litoral Norte, logo após Caraguatatuba, a cidade de São Sebastião reúne quase 100km de Mata Atlântica incluindo cachoeiras e mais de 30 praias. Com um simpático centro histórico tomado por bares, sorveterias, lojas de artesanatos, restaurantes, entre outros atrativos turísticos, as praias de São Sebastião podem ser divididas tanto como sossegadas quanto badaladas. São destaque em quesito sossego: Pitangueiras, Santiago e Calhetas. Já o trecho de Camburi e Maresias é o “point” que mais atrai surfistas e outros esportes radicais.

Praia de Camburi

Há 37 km do Centro da Cidade, Camburi tem uma praia com uma vegetação nativa abundante, areia branca, água azul clara e ondas magníficas. Essa é a escolha perfeita para quem procura esportes como Bodyboard, Surf, Trilhas e ecoturismo (nos sertões do Cacau e Piavu), Mountain Bike, etc.

Aliás, falando em ecoturismo, Sertões de Camburi é um dos passeios mais exuberantes da região para quem deseja conhecer a Mata Atlântica e sua fauna e flora. O nível de dificuldade da trilha é médio, a mesma pode ser percorrida por adultos e crianças acostumadas a esse tipo de passeio.

Camburi também tem seus artesãos, pousadas e hotéis charmosos, restaurantes de primeira, criando um comércio alternativo. Por causa de suas atrações chamativas e pela proximidade com São Paulo, é frequentada por artistas e pessoas famosas.

Praia de Maresias

Maresias – Foto: Marcelo Sampaio_Waves

Uma das praias mais populares do Litoral Norte, conhecida também internacionalmente por ser cenário de etapas de campeonatos mundiais de surf durante o ano e casa do surfista profissional Gabriel Medina, Maresias possui 5 km de extensão.

A hospedagem local apresenta desde hotéis e pousadas à hostels e campings. Local de gastronomia rica, baladas “pé n’areia ” e fora também, bares e locais para lazer. O lugar de encontro de artistas, surfistas e amantes de esportes.

Praia de Guaecá

Guaeca – São Sebastião – Foto: Arquivo Pessoal

Praia super frequentada no verão e a escolha principal da maior parte dos moradores de São Sebastião, já que em seus melhores dias tem ondas boas para quem está aprendendo a surfar (e para quem já surfa). Há apenas 7km do centro, a praia tem casas e condomínios que dão um ar bem familiar ao ambiente. Em sua parte norte, o Morro das Sete Voltas é um dos lugares para quem faz decolagem de Asa Delta e Paraglider.

Ilhabela

Praia da Vila (Centro Histórico de Ilhabela) – Foto: Arquivo Pessoal

Ao atravessar a balsa, que dura aproximadamente 15 minutos de São Sebastião para Ilhabela, você conhecerá o destino mais procurado por turistas brasileiros e estrangeiros. O arquipélago de Ilhabela abraça 42 praias, 365 cachoeiras e mais de 27 mil hectares de Mata Atlântica. Ali estão praias paradisíacas de fácil acesso e outras com maior dificuldade de acesso, desertas ou apenas habitadas por pescadores. Passeios de Jipe, Lanchas e Escunas até as praias e cachoeiras, centro histórico e a curtição nos Beach Clubs (DPNY e Sea Club) são as principais atrações. Vem conferir!

Praia do Curral

De fácil acesso (9 km da balsa sentido sul), a Praia do Curral é a mais badalada de Ilhabela, sendo indicada por seus bares e restaurantes com música ambiente, sua água do mar e por ser casa do maior Hotel de Praia da América do Sul, o famoso DPNY. O Hotel é de frente para o mar e oferece aos clientes o “Day Card ” no qual você tem acesso a ele durante o dia.

Ao andar pela praia, o turista encontra passeios de caiaques, disco, stand-up e, no canto esquerdo, a Capela de Santa Cruz, que dá acesso a uma escadaria permitindo visualizar uma paisagem esplêndida em um belvedere.

Ilha das Cabras/Pedras Miúdas

É uma das menores praias de Ilhabela, porém de fácil acesso também — cerca de 2 km da balsa. A Praia conta com bares e restaurantes bem estruturados. No local, também conhecido como Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, é possível alugar equipamentos para a prática de mergulho. A visibilidade na água é incrível, favorecendo o esporte náutico. Durante o mergulho, você avista a Estátua de Netuno, diversas espécies de peixes, estrelas do mar, esponjas e outros animais multicoloridos.

Praia do Bonete

Considerada uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete é habitada pela comunidade caiçara, preservando a riqueza ambiental e sua cultura tradicional. A Praia está localizada de frente para o mar aberto na face sul do mapa de Ilhabela. Da cidade até lá, só é possível o acesso com barcos (diversas agências de turismo e até mesmo os pescadores locais oferecem o passeio) ou, para quem gosta de aventuras, a trilha, que dura de 3 a 5 horas dentro da mata passando por cachoeiras de água cristalina e mata preservada.

A região é muito procurada por surfistas de todo mundo, pessoas que curtem ecoturismo e por aqueles que desejam apenas se desconectar um pouco da civilização moderna. Seja de barco ou trilha, o esforço vale a pena! (e não se esqueça do repelente!)

Atrações

Praia de Perequê – Ilhabela – Foto: Arquivo Pessoal

Em direção ao Norte da Ilha, encontra-se o agitado Sea Club, no Saco da Capela de frente para o mar. Ali acontecem apresentações de famosos Dj’s internacionais e nacionais, com direito a piscina ao lado do palco. Os eventos ocorrem aos finais de semana, geralmente de 13h até 22h. Para ouvir um som e curtir a noite, a dica é ir rumo à Vila (centro) que garante diversos bares, restaurantes e pubs.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top