skip to Main Content
Motorhome Nos Festivais: Uma Nova Maneira De Curtir Seus Artistas Favoritos

Motorhome nos Festivais: uma nova maneira de curtir seus artistas favoritos

Autora: Mídia.Crawl

A prática de camping em grandes festivais é muito comum na Europa, e tem começado a se tornar mais viável por aqui também. Saiba como embarcar nessa, aproveitando o que há de melhor nessa experiência!

Imagine esse cenário: seus artistas favoritos, tocando em um mesmo lugar, em uma mesma data, ou datas muito próximas. Você curtindo canções que marcaram sua vida, na companhia de seus amigos e muitas vezes na companhia de grandes nomes da música internacional.

Pois é. Quem gosta de música com certeza já sonhou participar de um grande festival. Alguns, certamente, já até realizaram esse desejo. Mas, quem já viveu essa experiência sabe que junto à felicidade vêm muitos perrengues, especialmente relacionados com o camping. Agora, imagine um outro cenário onde em meio à exaustão dessa aventura você possa recarregar as energias no conforto do lar, mesmo estando a quilômetros de distância dele. É isso que optar por  curtir um festival a bordo de um motorhome lhe proporcionará (e muito mais!).

Foto: Turistas caminham em direção à pista de dança no Festival Universo Paralello, na praia de Pratigi, Bahia. Créditos: Coletiva.a.mente.

Campings e festivais: uma dupla de sucesso

Quem acompanha a cena musical mundial, e conhece os grandes festivais — independente da vertente musical — sabe o tamanho e a importância que eles têm para o mundo todo.

Se a sua praia é a música eletrônica, você já deve ter ouvido falar no Donauinselfest, festival austríaco. Ou, ainda, o Tomorrowland, um dos maiores — senão o maior — festival de música eletrônica do mundo, realizado na Bélgica. Ainda na Áustria rola também o Wacken Open Air, maior festival de heavy metal mundial, sediado na Alemanha. Glastonbury, que é considerado o maior festival a céu aberto do mundo, leva ao Reino Unido diversos estilos musicais  — do pop ao indie, passando pelo jazz e alternativo.

Até o nosso Rock In Rio foi para a Europa e tem suas edições sediadas em Lisboa, Portugal!

O que todos esses e muitos outros festivais têm em comum é o fato de permitirem que os visitantes pratiquem o camping — ou seja, que “residam” temporariamente no próprio local do evento. A prática é incentivada especialmente por muitos destes eventos serem realizados em cidades pequenas, que não contam com redes hoteleiras suficientes para atingir as expectativas.

É nesse ambiente que muitos grupos de amigos se reúnem na Europa para curtir seus principais artistas a bordo de motorhome e planejam meses de viagem na trilha dos seus ídolos. E o melhor: geralmente o camping já está incluso no valor do ingresso.

Foto: Fãs aguardam a abertura dos shows no Festival Rock in Rio. Crédito: Daniel Ramalho – VEJA

Na rota dos grandes festivais brasileiros

No Brasil, embora se note uma iniciativa nesse sentido, a prática do camping nos festivais ainda é tímida. Mas, aos poucos, os grandes festivais de música nacionais também têm aberto seus braços para receber aqueles que desejam uma experiência ainda mais intensa.

Nesse sentido, chegar aos festivais de motorhome têm cada dia mais se tornado uma opção. Como não são todos os grandes festivais que oferecem opções próprias, como áreas de camping para os visitantes, a opção da casa móvel se torna ainda mais atrativa mediante a possibilidade de “fixar morada” bem próximo ao evento.

Ao menos é o que acontece em festivais como os gigantes Rock In Rio e Lollapalooza. Nesses casos, muitas vezes moradores das redondezas alugam os próprios quintais para a prática — o que acaba saindo mais barato que um hostel, ou uma opção tradicionalmente hoteleira.

Por outro lado, festivais como o Universo Paralello, conhecido entre os amantes da música eletrônica — em especial o trance — trabalha com área própria para hospedar esse tipo de visitante.

No caso dos apaixonados por música sertaneja, há também a opção de acompanhar a Festa do Peão de Barretos hospedado na área de camping fornecida pela própria organização.

Foto: Show de fogos na Arena da Festa do Peão de Barretos. Crédito: Mateus Rigola/G1/Arquivo

Por que embarcar nessa com um motorhome?

Abaixo, listamos alguns dos principais motivos que podem te levar a embarcar de motorhome nos festivais Brasil a fora.

  • Custo-Benefício

Viajar levando a “casa nas costas” vai lhe evitar diversas despesas: você não vai precisar se preocupar em conseguir um quarto de hotel; não precisa se preocupar com transporte; não há necessidade de ir atrás de comida, uma vez que você pode cozinhar suas refeições; você sequer precisará pagar por um guarda-volumes caso queira deixar algum item, em vez de carregá-lo durante todo o show. Além disso, evitará muitas filas. São pequenas economias que, ao todo, acabam tornando o valor do aluguel do motorhome algo bem mais acessível. Especialmente se a viagem for feita em galera — o que torna tudo ainda mais divertido.

  • Segurança

Entre os praticantes do camping costuma haver um respeito mútuo, por isso não é tão comum que hajam roubos e furtos. Mas, é claro que ninguém está livre dessa possibilidade. Contar com uma estrutura resistente a esses e outros imprevistos naturais é sempre uma vantagem, afinal.

  • Comodidade

Imagine que prático sair durante um show daquele artista que você não curte tanto, e poder tomar um banho, descansar, e se renovar para outras atrações sem perder tempo na fila. Pois é, um motorhome em uma área de camping bem estruturada oferece isso. Além, claro, do fato de que você já está dentro do festival — não precisa se locomover antes dele começar, e muito menos se preocupar com a hora de ir embora. Você é quem faz seus horários de chegada e saída.

E aí, pronto para embarcar nessa aventura?

Entre em contato com a Wheelstels e agende agora a sua próxima aventura. Pode ter certeza que é bem mais simples do que você imagina, e com toda a estrutura que lhe será proporcionada, sua única preocupação será decorar todas as músicas que você vai precisar cantar junto com a galera!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top