skip to Main Content
Desbravando A Costa Verde: Litoral Sul Do Rio De Janeiro

Desbravando a Costa Verde: Litoral Sul do Rio de Janeiro

Autor: Mídia.Crawl

Deseja conhecer um lugar maravilhoso a bordo de um motorhome? Então acompanhe o mini roteiro do Litoral Sul do Rio de Janeiro que a Wheelstels preparou!

Seja com a família, com os amigos ou numa viagem mais intimista, carregar a casa nas costas é transformador. Por isso, viajar de motorhome é uma experiência incrível. Agora, imagine aliar essa experiência à exploração do território nacional. Hoje, nossa sugestão é que você aproveite a oportunidade para conhecer Costa Verde, no Litoral Sul do Rio de Janeiro.

O motivo dessa escolha? Além da região abrigar algumas das cidades e paisagens mais buscadas pelos viajantes locais e turistas, a entrada do outono diminui as chances de chuva nos arredores. A partir de abril, a região mantém um calorzinho agradável e o tempo seco perfeito para a visita e exploração local.

 

Litoral Sul do Rio de Janeiro: Costa Verde

O Litoral Sul do Rio de Janeiro é um dos lugares mais desejados pelos viajantes brasileiros — e do mundo todo. Prova disso é que parte da região, conhecida como Costa Verde, foi eleita uma das 10 melhores regiões do mundo para se viajar.

A eleição foi feita pela maior editora de guias de viagem do mundo, o Guia Lonely Planet, e destacou as paisagens paradisíacas, que atendem aos mais variados gostos: desde quem busca aventuras mais radicais a ambientes de calmaria em meio à natureza.

Cidades que merecem destaque no trajeto:

  • Saquarema

Fonte: Guia Turismo Brasil

 

Saquarema é um dos destinos mais buscados na chamada Região dos Lagos carioca. Seja pela beleza de suas praias, ou pelas suas águas cristalinas e ondas agitadas, a região é ideal para quem pratica esportes como o surf.

Entre as mais conhecidas e desejadas praias da cidade, destaque para a Praia de Jacomé, que faz jus às características de um ambiente calmo com mar propício ao esporte radical. Uma de suas vantagens — especialmente para quem viaja de motorhome — é o acesso facilitado por boas rodovias.

A Praia de Itaúna também ganha destaque. Com características bem semelhantes à anterior, a praia conta com uma belíssima vista e dá acesso a muita vegetação natural. Aliás, em se falando em surf, é nela que acontece a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surf, realizado pela World Surf League (WSL). Em 2019, a etapa acontecerá em junho — de 20 a 28.

Aos viajantes das estradas, essa é uma informação importante, pois pode definir seu roteiro, de acordo com as expectativas. Deseja aproveitar a calmaria ou participar de um agitado evento à nível mundial? Saiba que para esse período, a Prefeitura de Saquarema, que apoia a realização da etapa brasileira do campeonato, já anunciou que está preparando diversas ações na segurança pública e no trânsito, não só para a área de competições, mas um reforço nos principais pontos da cidade.

No destino, a tradicional igreja de Saquarema é um importante ponto turístico.

 

  • Cabo Frio

Fonte: A Tribuna RJ

 

Cabo Frio é a maior cidade da região dos lagos. Consequentemente, é também a mais bem estruturada. Portanto, se você busca por opções além praia, talvez esta seja sua melhor pedida. Lá também é possível conhecer o centro histórico da cidade e aproveitar a gastronomia em diversas opções de restaurantes. A prefeitura tem um calendário oficial de eventos, que contempla desde opções de cunho cultural, passando pelo esportivo, até o gastronômico. Confira as datas e encaixe no seu roteiro o quanto antes!

Outra atividade muito procurada em cabo frio é o mergulho, uma vez que as águas na região são claras e a fauna marinha é bem rica.

Mas, se o seu objetivo é mesmo as praias, também há ótimas opções para aproveitar. Dentre elas, a praia do Iperó, de fácil acesso e muito indicada para curtir com a família; e as famosas Praia do Forte e Praia das Dunas, que compartilham das características das faixas de areia da região.

 

  • Arraial do Cabo

Fonte: Expedia

 

A maior praia da conhecida Região dos Lagos fica em Arraial do Cabo, e é conhecida como Praia Grande. Sugestivo, o nome indica o tamanho da faixa de areia, que se estende até a cidade de Saquarema. Grande parte de sua extensão é protegida por uma reserva ambiental e apenas em Arraial há um trecho urbanizado. Embora a água do mar nessa região seja cristalina, fica um aviso: também está entre as mais geladas!

Outra praia que vale a parada é a do Atalaia, que é bem próxima do centro da cidade — uma distância de apenas 4km. Lá, também existem areias branquinhas, águas limpas e geladas e muita natureza. Mas, por ter um acesso mais difícil, é também uma opção mais tranquila. Se você planeja viajar de VR, tenha em mente que a estrada é um tanto quanto complicada. Outra opção para chegar ao local é por barco.

Por ali, outra informação valiosa para os viajantes é que é necessário se informar previamente quanto à autorização para fazer camping pois, segundo relatos, nem todo local da cidade permite essa prática.

 

  • Armação dos Búzios

Fonte: Guia Turismo Brasil

 

Armação dos Búzios ou, como é popularmente conhecida, Búzios é provavelmente um dos destinos mais requintados e cobiçados na Região dos Lagos.

Na cidade existem cerca de 20 praias, sendo que cada uma delas tem um estilo bem distinto da outro. Existem opções que abrigam os surfistas, como a Praia de Geribá; lugares mais tranquilos, para quem quer fugir de multidões, como Praia do Azedinho; e a Praia da Ferradura, que costuma atrair muitas famílias e crianças.

Além da paisagem natural, outro grande atrativo da cidade é sua vida noturna agitada, que costuma durar toda a madrugada. E não faltam opções: são diversos bares, restaurantes, espaços com música e agito para todos os gostos.

Se essas dicas já ganharam o seu coração, comece agora a desenhar seu roteiro. Neste link você acompanha os possíveis trajetos de Saquarema à Armação dos Búzios. Para conhecer a rota completa, de Paraty à Rio Claro, basta clicar aqui.

Se você sonha em fazer o trajeto a quatro rodas mas nunca se aventurou num motorhome, essa pode ser a sua oportunidade de viver uma experiência completa. Entre em contato com a Wheelstels para encontrar o carro ideal para a sua viagem e conte com toda a assistência necessária para fazer dessa vivência única e inesquecível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top