skip to Main Content
Alternativas Para Uma Viagem Com Chuva Em Seu Motorhome

Alternativas para uma viagem com chuva em seu motorhome

Autor: Mídia.Crawl

Pegou aquela chuva durante a viagem? Não se desespere, nem tudo foi por água abaixo. Confira o que você pode fazer nesta situação.

 

Pegar um motorhome e sair para conhecer o mundo é uma experiência incrível quando se considera a sensação de liberdade que esse meio proporciona. Afinal, quando se leva “a casa nas costas”, o roteiro pode ser alterado por diversas vezes com uma comodidade que viagens mais tradicionais não permitem. Ainda assim, há problemas que podem afetar esse tipo de viagem, tanto como qualquer outra. Talvez um dos maiores e mais desagradáveis deles seja a chuva. Além de tornar o trajeto mais complicado, ela pode literalmente levar por água abaixo grande parte do planejamento. Mas, isso não quer dizer que a viagem acabou. Tenha nas mangas um plano B e aproveite essa viagem!

Viagem com chuva: atenção redobrada

Se acontecer de você estar na estrada e repentinamente o tempo mudar e a chuva lhe pegar no meio do caminho, primeiramente pense na segurança dos viajantes. Se a chuva for intensa, encontre um local seguro para estacionar seu motorhome, espere o tempo ruim passar e prossiga pista adentro.

Caso você esteja em uma região com pouca infraestrutura e decida por seguir a viagem, tome alguns cuidados básicos para que sua viagem seja feita com máxima segurança. Isso significa, por exemplo, garantir que seus pneus estão “preparados” para encarar uma pista molhada – e por “preparado”, entenda que as ranhuras devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade, ou seja, nada de viajar com os pneus ‘carecas’. Além disso, é fundamental que eles também estejam corretamente calibrados.

Outro fator preponderante é manter a visibilidade. Uma boa dica para evitar os vidros embaçados é ligar o ar condicionado. Já na parte exterior, os limpadores de para-brisa têm que estar em perfeito funcionamento. Verifique constantemente a qualidade e o estado das palhetas. É muito barato e simples trocá-las — e isso pode fazer toda a diferença.

E por mais aventureiro que seja seu espírito, lembre-se que não vale a pena encarar estradas onde o nível da água esteja acima da metade da roda. Uma situação como essa pode causar uma pane e fazer o motor aspirar água. Em todo o caso, em situação de extrema necessidade, mantenha aceleração constante e não troque de marcha.

 

Viagem por água abaixo: para onde ir?

Conseguiu sair da estrada em segurança, mas ainda assim as chuvas estão lhe impedindo de seguir o roteiro previamente planejado?

Enquanto a água estiver intensa – tempestades e raios – evite sair do veículo e busque um ponto de parada longe de árvores para evitar acidentes.

Nesse sentido, a viagem de motorhome acaba sendo muito conveniente, já que uma das grandes comodidades desse tipo de passeio é viajar dentro da sua acomodação. Assim, invista em atividades que envolvam os outros viajantes e faça o tempo passar mais rápido com jogos de tabuleiro ou eletrônicos, por exemplo. Aproveite também para preparar uma bela refeição e entrosar com os acompanhantes.

 

Rotas Alternativas

Se a chuva diminuir e você decidir sair às ruas ainda que o tempo não pareça exatamente seco, redesenhe o roteiro dando preferência aos locais cobertos. Quer algumas sugestões de lugares para visitar?

 

  • Museus

Praticamente toda cidade no Brasil conta com algum museu. Então, é muito difícil que esta opção não esteja ao seu alcance. Além disso, é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais da cultural local.

 

  • Gastronomia

Não há tempo ruim para comer. Embora você tenha uma cozinha disponível no motorhome, considere esse um passeio e aproveite para conhecer a culinária local.

 

  • Cinema

Quem sabe esse não foi um sinal para que você não perdesse aquele lançamento tão esperado? Se a viagem for romântica, entre amigos ou família, a oportunidade permanece de pé do mesmo jeito.

 

  • Teatro

O brasileiro não tem o hábito de ir ao teatro. Talvez seja necessária uma chuvinha para que isso ocorra —  aproveite a oportunidade. Apresente essa modalidade para alguém que não a conhece, ou se dê essa chance pela primeira vez.

 

  • Compras

Os shoppings são ambientes cobertos e bem confortáveis, especialmente em períodos de chuva. Além de servirem como abrigo, podem também vir a calhar se você estiver precisando fazer aquelas comprinhas…

 

  • Bibliotecas/Livrarias

Quer manter os hábitos literários em dia? Olha aí, uma oportunidade perfeita. Nada como ler um bom livro em um tedioso dia de chuva.

Ao final, se você estiver realmente disposto a explorar o local, pegue a capa de chuva e desfrute o aroma fresco de terra molhada ao redor do seu camping.

Desviando da chuva

Embora nós estejamos lhe dizendo que a viagem não pode parar por conta de um tempo ruim, um bom planejamento pode ser a melhor solução para evitar esse tipo de imprevisto e aproveitar ao máximo o seu passeio. portanto, se você tiver disponibilidade, procure prever essas intempéries. Quer saber como?

Em primeiro lugar, procure se programar com relação às épocas do ano e aos locais mais propensos às chuvas. Neste link você confere um calendário completo indicando quais os melhores lugares para viajar, de acordo com a época do ano — sempre buscando evitar as chuvas.

Além disso, ferramentas online como o Tempo Bom permitem que você busque com certa antecedência, com base no seu local e sua data de viagem, as probabilidades de encontrar um tempo fechado. Os dados são baseados nas informações do Instituto Nacional de Meteorologia.

Para reforçar, certifique-se de instalar um aplicativo de previsão do tempo no celular para previsões mais precisas em um espaço de tempo muito curto.

Agora que você já tem essas dicas, que tal juntar a galera e realizar de vez aquele sonho de fazer uma roadtrip de motorhome? Fale com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top