skip to Main Content
5 Dicas Essenciais Para Montar Um Roteiro De Viagem Infalível

5 dicas essenciais para montar um roteiro de viagem infalível

Autora: Kelly Juste – Mídia Crawl

Viajar está entre os principais desejos de consumo de muitos brasileiros. Mas, um dos grandes desafios entre aqueles que decidem fazer as malas é o planejamento do roteiro. Veja agora por onde começar

Gosta de viajar? Então é provável que já tenha feito uma lista com os destinos que deseja visitar. Praias, cachoeiras, lugares desertos ou grandes metrópoles. As opções são diversas, mas é preciso organização para que os “checks” nessa sua wishlist não fiquem cada vez mais raros.

Diversos viajantes têm o sonho adiado por não se dedicar ao período que antecede a viagem. Quando comprar a passagem? Julho é a melhor época para visitar esse destino? Quais aplicativos devo ter em meu celular?

Se você quer saber a resposta dessas e de outras perguntas, continue a leitura deste post. Nele criamos um guia com as 5 dicas essenciais para montar um roteiro de viagem sem erro.

1. Pesquise sobre o destino

  • Conheça um pouco da cultura do lugar. Isso o ajudará a evitar algumas gafes, aproximará você dos locais e deixará a sua experiência mais completa.
  • Faça uma lista dos pontos turísticos que deseja visitar, os seus horários de funcionamento e verifique se é possível comprar o ingresso pela internet. Algumas atrações costumam ter filas quilométricas e você pode evitá-las com alguns cliques.
  • Durante a sua pesquisa, defina qual o melhor período para viajar. Questões como o clima podem prejudicar o seu roteiro.
  • Fique atento aos feriados locais. Em alguns países, como o Chile, nos chamados Feriados Irrenunciáveis o comércio não abre, o que pode fazer com que você dê de cara com a porta fechada.

2. Economize com passagem aérea e hospedagem

  • Deixe a ansiedade de lado, pois encontrar uma boa tarifa pode render uma graninha a mais para ser usada durante o seu passeio.
  • Para as passagens aéreas, existem ferramentas que ajudam a checar se a data pesquisada é realmente a mais barata. Segundo um estudo da momondo, buscador de passagens aéreas, as tarifas mais baratas são aquelas compradas, em média, 60 dias antes da data da viagem.
  • Vale também criar alertas em sites de buscadores de passagens para monitorar o valor. Além do momondo, Skyscanner e KAYAK podem lhe ajudar.
  • Para a hospedagem, leve em conta o seu estilo e, claro, o orçamento. Leia as avaliações das pessoas. O TripAdvisor é ótimo para isso.  
  • Uma alternativa que pode baratear o seu roteiro é trocar o hotel por um apartamento alugado. O Airbnb está em alta e a interação com o anfitrião o ajudará a descobrir cantinhos além do tradicional.  
  • Se quiser um pacote no formato “2 em 1”, faça uma viagem de motorhome. Além de ter a sensação de liberdade, você também economiza, afinal, esse estilo de viagem pode ser de 40% a 80% mais barato que as tradicionais. A Wheelstels oferece algumas opções de pacotes para quem quiser esse tipo de experiência.

3. Faça o seguro viagem

Se tudo der certo, você não vai precisar dele; mas, é melhor não arriscar já que qualquer imprevisto poderá fazê-lo desembolsar uma boa grana para resolver. O preço para a contratação desse serviço é bastante razoável, então, não vale a pena ficar sem.

4. Calcule quanto levar de dinheiro

Uma maneira rápida é consultar sites e blogs de viagem. No entanto, observe se a pessoa que fez a viagem tem a ver com o seu estilo de viajante.

Dica: o site Quanto Custa Viajar ajuda a fazer as contas básicas de acordo com o perfil do viajante.

5. Utilize os aplicativos de viagem

Encare os aplicativos como ferramentas que irão otimizar a sua viagem e contribuir para não atrasar o seu roteiro.

Aqui vão dois:

  • Rome2rio. Ele ajuda na hora de decidir qual a melhor forma de se locomover dentro do(s) destino(s). Coloque o ponto de partida e o de chegada, que ele fornecerá todas as combinações possíveis;
  • MAPS.ME. É um aplicativo de mapas que ajuda o viajante a não se perder. Por conseguir calcular os itinerários em modo off-line, ele pode ser essencial na hora que você ficar sem internet.  

Montar um roteiro de viagem pode até não ser tão divertido quanto a viagem em si, mas é certamente um momento para fazer boas descobertas. Dedicar um tempo para esse planejamento poderá influenciar diretamente nas boas lembranças (ou não) dessa sua aventura.

Enquanto a sua rota ainda não está totalmente traçada, curta a nossa página no Facebook e aproveite para se inspirar ainda mais com nossas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top