skip to Main Content
3 Lugares Incríveis Para Você Praticar Esportes Radicais Em São Paulo

3 lugares incríveis para você praticar esportes radicais em São Paulo

Autora: Mídia.Crawl

Quer incluir os esportes radicais no roteiro da sua viagem dentro do Estado de São Paulo? Então esse texto é para você.

A prática de esportes radicais pode ser uma grande motivação para cair na estrada. Mas, para fazer bom aproveito dessa experiência, é importante que você conheça os melhores picos, tanto em termos de infraestrutura quanto de beleza. Por conta disso, muitas pessoas acabam se deslocando até para outros Estados em busca de novidades. Mas, se você está na região do Estado de São Paulo, saiba que há muito o que conhecer por essa região!

Confira nossa lista com 3 cidades onde você pode praticar os esportes radicais. Então, prepare sua mochila com os equipamentos de segurança, dê partida no seu motorhome e vem conosco!

Foto: Turista praticando arvorismo em Brotas, São Paulo.

Turismo de Esportes Radicais

Antes de tudo, é preciso deixar claro que o turismo de esportes radicais é destinado aos praticantes profissionais desses esportes. Ou seja, para aqueles que já têm o hábito da realização desses esportes – diferente daqueles que estão se aventurando a conhecê-los. Neste segundo caso, costuma-se dar o nome de turismo de aventura, que é indicado para todos que desejam ter um primeiro contato – sempre supervisionado – com as práticas esportivas mais radicais.

Mas seja qual for seu objetivo, saiba que nos encontramos em um país privilegiado. Um estudo realizado em 2016 pelo portal americano US News & World Report em parceria com a consultoria BAV e a escola de Negócios de Wharton, da Universidade da Pensilvânia (EUA), apontou o Brasil como melhor destino para a prática de esportes radicais e de aventura. E não é só no Brasil que esse nicho anda bem: segundo levantamento feito pela consultoria norte-americana Allied Market Research, o ramo deve crescer em faturamento cerca de 200% até o ano de 2023.

Então, que tal aproveitar a tendência e usufruir de tudo que o Brasil tem a nos oferecer?
Veja onde:

Foto: Turista praticando rapel em Brotas, São Paulo. Fonte: www.brotas.com.br

Brotas

Localizada a pouco mais de 230km da capital paulista, Brotas é, talvez, o destino mais visado por quem busca esportes radicais em São Paulo. Conhecida por suas diversas cachoeiras, e por ser muito amigável à prática do ecoturismo, é também pioneira em oferecer turismo de aventura no Brasil. Ou seja, a cidade abriu as portas e se preparou para receber não só os praticantes profissionais dos esportes radicais, bem como aqueles que desejam conhecer e se aventurar de maneira amadora neles.

Opções do que fazer na cidade não faltam, e vão agradar a todos os gostos. Para os que buscam um pouco menos de adrenalina, existem diversas trilhas em meio às matas, o bóia cross, ou uma visita a uma das diversas cachoeiras existentes.

Há também a Represa do Patrimônio, que oferece as opções de pescaria, passeios de barco e caiaque, indicados para a família toda.

Agora, se você deseja algo mais radical, pode buscar pelo rapel ou uma eletrizante descida de canoa ou bóia pelas diversas corredeiras. Se o seu negócio é o rafting, o rio Jacaré-Papira é parada obrigatória, com oportunidades para os mais diversos níveis – dos iniciantes aos profissionais.

E mais: se você está visitando a cidade à bordo de seu motorhome, pode ficar tranquilo pois existem opções de camping com estrutura pronta para receber você e toda sua família.

Foto: Turistas se reúnem para iniciar a descida de rafting em São Luiz do Paraitinga, São Paulo. Fonte: Cia do Rafting.

São Luiz do Paraitinga

Busca uma opção menos badalada, em uma cidadezinha menor – e um pouco mais próxima da capital? Seu destino pode ser São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, localizado a pouco mais de 170km da cidade de São Paulo. Também muito ligada a natureza, a região é ideal para conhecer a bordo de um motorhome com a família ou amigos, uma vez que oferece diversas opções de camping, todas muito completos.

Esse destino é mais visado pelos praticantes profissionais, especialmente do rafting. O trajeto é feito nas águas do límpido e agitado Rio Paraibuna, que tem como plano de fundo a Mata Atlântica. Visual perfeito para curtir uma aventura dessas.

Agora, se você deseja curtir o local de maneira menos radical, pode optar por um passeio de duck, que é um caiaque inflável para uma ou duas pessoas, mais estável e fácil de manusear.

Além disso, também são muito visadas as trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar. São diversas opções de roteiros, que variam de acordo com a dificuldade, sendo convidativas a todo tipo de visitante. No que diz respeito à natureza, fazem parte destes passeios as formações rochosas da região, bem como a vasta fauna e flora locais.

Foto: Treinamento de salto com paraquedas em Boituva, São Paulo. Fonte: quedalivreparaquedismo.com.br

Boituva

Está interessado em sair do chão e literalmente fazer a sua viagem decolar? Trate de escolher a cidade de Boituva, a 123 km da capital. Opção preferida por aqueles que procuram a parte aérea dos esportes radicais em São Paulo, é lá onde está instalado o maior centro dedicado ao balonismo e paraquedismo da América Latina. Então, se der uma passadinha pela cidade, não deixe de incluir no roteiro uma visita ao Centro de Paraquedismo e Balonismo de Boituva.

Se você pretende apreciar a vista lá do céu, mas sem tanta adrenalina, um passeio de balão é a pedida perfeita. Se todas as condições climáticas cooperarem, você partirá junto ao nascer do sol, e poderá contemplar belíssimas paisagens em passeios que duram entre 40 minutos e uma hora.

Agora, se você quer seu coração batendo mais rápido, e o vento em seu rosto, pular de paraquedas é uma opção mais do que perfeita. Seja sua primeira ou décima vez, pode ficar tranqüilo: você vai sempre saltar com um experiente instrutor, que lhe orientará sobre tudo que você precisa fazer. Se você achar que não vai fazer feio, pode optar por incluir no pacote algumas fotos ou mesmo filmagens. Será uma excelente recordação.

Ah, e também não precisa se preocupar quanto ao local onde vai estacionar, pois a cidade também conta com campings preparados para receber seu motorhome, trailer, barracas e tudo mais que você desejar levar.

Agora ficou mais fácil optar por um destino para a prática de esportes radicais em São Paulo, não é mesmo? Certifique-se de obter todas as informações possíveis sobre o destino escolhido, leve todo o essencial com você e, se for de motorhome, fale conosco, da Wheelstels. Tudo isso vai garantir que sua viagem seja completamente perfeita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top